(81)3443-2665

NO AR

O Semeador de Frente com a Fera

Com Nilson De Oliveira

Política

CORRUPÇÃO, CORRUÇÃO OU CORROMPIMENTO

Publicada em 04/01/13 por Edvan Ratis - 3521 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Da Internet)

Por Edvan Ratis

 

Corrupçãocorrução ou corrompimento, em sentido lato, corresponde à ideia de decomposição. Na esfera das relações humanas em particular, está relacionado ao subornoː ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a qualquer pessoa, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, conforme o artigo 333 do Código Penal brasileiro de 1940.

 

Segundo Calil Simão (advogado, professor, escritor e jurista brasileiro), é pressuposto necessário, para instalação da corrupção, a ausência de interesse ou compromisso com o bem comum. "A corrupção social ou estatal é caracterizada pela incapacidade moral dos cidadãos de assumir compromissos voltados ao bem comum. Vale dizer, os cidadãos mostram-se incapazes de fazer coisas que não lhes tragam uma gratificação pessoal".

 

Entre os crimes contra a administração pública previstos no Código Penal Brasileiro, estão o exercício arbitrário ou abuso de poder, a falsificação de papéis públicos, a má-gestão praticada por administradores públicos, a apropriação indébita previdenciária, a lavagem ou ocultação de bens oriundos de corrupção, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, contrabando ou descaminho, a corrupção ativa e passiva, entre outros.

 

Stephen D. Morris, um professor de política, escreve que a corrupção política é o uso ilegítimo do poder público para beneficiar um interesse privado. O economista Ian Senior define a corrupção como uma ação para (a) fornecer secretamente (b) um bem ou um serviço a um terceiro (c) para que ele ou ela possa influenciar determinadas ações que (d) beneficiem o corrupto, um terceiro ou ambos (e) em que o agente corrupto tem autoridade. Daniel Kaufmann, economista do Banco Mundial, estende o conceito para incluir a "corrupção legal", em que o poder é abusado dentro dos limites da lei - aqueles com poder geralmente têm a capacidade de fazer leis para sua proteção. O efeito da corrupção na infraestrutura é aumentar os custos e o tempo de construção, diminuir a qualidade e diminuir o benefício. 

 

A corrupção pode ocorrer em diferentes escalas. A corrupção varia de pequenos favores entre um pequeno número de pessoas (pequena corrupção), à corrupção que afeta o governo em grande escala (grande corrupção) e à corrupção que é tão prevalente que faz parte da estrutura cotidiana da sociedade, incluindo a corrupção como um dos sintomas do crime organizado.

 

A partir dessas premissas, começamos a deslumbrar uma gama de informações acerca da corrupção, a compreender em que consiste a pequena e grande corrupção, o que é a corrupção sistêmica ou endêmica, os tipos de corrupção e suas causas. Uffa!

 

Em suma, finalizo, sinalizando o seguinte:

HÁ CORRUPÇÃO POR QUE HÁ PESSOAS CORRUPTÍVEIS!

 

 




Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

81 3443-2665

Visitas: 114142
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2018 - Revelação FM - Rádio Revelação FM 105,1 Todos os Direitos Reservados Copyright (c) 2018