Se você procura sugestões de melhores filmes de terror para assistir no fim de semana do Halloween, esses brasileiros vão te surpreender. Que medo!
Sim, o cinema brasileiro tem várias opções que vão te deixar tremendo debaixo da coberta. O terror nacional mistura folclore, horror psicológico e muita crítica social. Não deixa nada a dever para as produções de Hollywood!
“À Meia-Noite Levarei Sua Alma” é considerado o primeiro filme de terror brasileiro e foi dirigido por José Mojica Marins, falecido em 2020. O longa introduziu ao público o personagem Zé do Caixão e fez um baita sucesso. Confira a lista completa que o Jornal Opção preparou e a gente reproduz abaixo.
Terror no fim de semana!
O terror brasileiro se consolidou ao longo dos anos e traz uma atmosfera única que mistura o fantástico com o realismo do país.
Veja agora 8 opções de filmes brasileiros para assistir no Halloween:
- À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964): a trama do longa acompanha um coveiro obcecado por um herdeiro. Nessa caminhada, ele mergulha em uma sequência de crimes brutais, temas religiosos e superstição. Imperdível!
- O Despertar da Besta (1969): O Despertar da Besta também é dirigido por José Mojica Marins e chegou a ser proibido no país. O filme mistura surrealismo com horror e torna a obra única e muito aterrorizante. Vai encarar?
- As Boas Maneiras (2017): dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, As Boas Maneiras é uma mistura de terror e drama social. A história apresenta Clara, uma mulher grávida que começa a apresentar comportamentos estranhos durante a gravidez.
- O Caseiro (2016): Davi é um professor que começa a investigar uma família assombrada pela morte de um antigo caseiro e descobre coisas sinistras. Enquanto lida com os próprios traumas, Davi precisa não se perder nesse mistério.
- Mar Negro (2013): de Rodrigo Aragão, Mar Negro é um terror daqueles para quem gosta de coisas viscerais, se é que vocês me entendem. O enredo gira em torno de uma substância que começa a contaminar os 7 mares e transformar as pessoas em… Assista para entender!
- Morto Não Fala (2018): o longa de Dennison Ramalho é um prato cheio para quem adora um terror psicológico. A trama se centra em Stênio, um atendente de necrotério que possui uma habilidade de se comunicar com os mortos.
- O Animal Cordial (2017): um assalto toma um rumo muito diferente daquilo que os assaltantes haviam planejado. A partir disso, cenas épicas explorando a natureza humana em situações extremas vão te deixar vidrado!
- A Praga (1980): de Carlos Augusto de Oliveira, A Praga explora o terror e superstições rurais. Um feitiço lançado em uma cidade do interior do país resulta em eventos sinistros e curiosos. Pronto?
Leia mais notícia boa
- Telecine terá faixa de filmes para controlar a ansiedade, alívio emocional
- Sai lista dos 6 filmes brasileiros pré-indicados ao Oscar 2025
- Wagner Moura vai estrear novo filme de Hollywood, com Alicia Vikander
Origem Halloween
A origem do Halloween remonta a uma mistura entre celebrações celtas e cristãs.
Foi no século XIX que a tradição chegou aos EUA trazida por imigrantes irlandeses.
O festival tradicional chamado Samhain é que deu origem a uma das festas icônicas do país.
Durante o Samhain, o povo celta comemora a passagem do verão para o inverno e o período de colheita.
Halloween e Brasil
No Brasil, a festa é conhecida como Dia das Bruxas. O período é marcado por festas com temáticas de vampiros e zumbis.
Em contrapartida a festa norte-americana, alguns grupos brasileiros promovem o Dia do Saci.
A data fica reservada para promover o resgate das tradições folclóricas do país.
Veja o tailer de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”:
“As Boas Maneiras” é um filmaço que você não pode perder!
José Mojica Marins, o ‘Zé do Caixão’, é um dos maiores nomes do terror brasileiro. – Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo
0 comentários