Escolha uma Página
Dia da Consciência Negra: 15 pessoas que fizeram a história do Brasil

Posted On

20 de novembro de 2024

Posted By

Revelação FM

Comments

Entre as personalidades do Dia da Consciência Negra está Milton Nascimento, um dos maiores artistas brasileiros. Ele é um ícone! - Foto: Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo

No “Dia da Consciência Negra”, relembrar essas 15 personalidades históricas é também prestar uma homenagem a aqueles que contribuíram para uma sociedade mais justa e igualitária.

Em meio a dificuldades, como a desigualdade e o racismo, esses brasileiros deram a volta por cima e fizeram história no país. Começando pelo grande Zumbi dos Palmares, talvez um dos mais conhecidos. Responsável pelo Quilombo dos Palmares, Zumbi se tornou um símbolo de resistência frente a escravidão no Brasil.

Destaque também para Carolina Maria de Jesus, ou Carolina de Jesus, considerada uma das primeiras e mais destacadas escritoras pretas do país.Neta de escravos e filha de uma lavadeira analfabeta, Carolina chegou a receber homenagem da Academia Paulista de Letras.

15 personalidades

Em 2024 o “Dia da Consciência Negra” será comemorado como feriado nacional pela primeira vez.

A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, mas também é um convite a refletir: estamos avançando para uma sociedade mais igualitária?

Essas 15 personalidades nos mostram o caminho para um Brasil mais justo. Veja quem são!

  1. Zumbi dos Palmares: uma das personalidades pretas mais lembradas do país é, sem dúvida, Zumbi. Nascido em Alagoas, liderou o Quilombo dos Palmares até 20 de novembro de 1695, quando foi capturado. Além de lutar pela liberdade religiosa, defendeu a herança cultural de seu povo.
  2. Carolina de Jesus: Carolina de Jesus teve uma vida extremamente difícil. Nascida em Minas Gerais, se mudou para São Paulo ainda pequena. Suas primeiras obras foram publicadas na década de 1940, quando passou a ter poemas no jornal “Folha da Manhã”. Conhecida como “A Poetisa Negra”, Carolina tem livros como “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, uma das principais obras nacionais.
  3. Mãe Menininha do Gantois: descendente de escravos libertos, Mãe Menininha é de Salvador. A mulher assumiu o Terreiro do Gantois, considerado um dos mais importantes do país, quando tinha 28 anos. Na luta pela aceitação e divulgação do candomblé no Brasil, Menininha foi fundamental.
  4. Milton Santos: um dos principais geógrafos do mundo e ganhador do Prêmio Vautrin Lud de Geografia, Milton Santos nasceu na cidade de Brotas de Macaúbas, Bahia. Com “A Natureza do Espaço”, venceu o 39° Prêmio Jabuti do Brasil de melhor livro de ciências humanas.
  5. Taís Araújo: carioca, Taís Araújo ganhou destaque em 1996, ao ser protagonista da novela Xica da Silva. Em 2004 interpretou Preta em “Da Cor do Pecado”. Com o feito Taís fez história e se tornou a primeira atriz preta com papel principal na Globo. Atualmente, Taís comanda o reality musical “PopStar”.
  6. Elza Soares: uma das maiores cantoras da música brasileira, a carioca Elza Soares lançou 34 discos. Durante a carreira, que se iniciou no final dos anos 50, Elza variou entre os diversos estilos do país como hip hop, funk, jazz, eletrônico e samba. Em 2020 foi enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel e desfilou como destaque no último carro.
  7. Pelé: nascido em Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Rei Pelé, é, para muitos até hoje, o melhor jogador de futebol do mundo. Com a seleção brasileira, Pelé brilhou nas copas de 58,62 e 70. Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, foi nomeado como Ministro do Esporte e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO.
  8. Glória Maria: filha de um alfaiate com uma dona de casa, Glória Maria começou a trabalhar cedo. Em 1971 teve a grande primeira oportunidade como repórter e cobriu o desabamento do Elevado Paulo Frontin. Uma das primeiras pretas atuando na área no país, Glória participou de vários programas jornalísticos como Globo Repórter e Fantástico.
  9. Milton Nascimento: cantor e compositor, Milton Nascimento é um dos nomes mais importantes da Música Popular Brasileira (MPB). Nascido no Rio de Janeiro, mas morador de Minas Gerais desde criança, Milton começou a tocar violão aos 15 com um grupo de amigos. Dono de quatro Grammys, tem canções como “Canção da América”, “Maria, Maria” e “Coração de Estudante”.
  10. Elisa Lucinda: atriz, poeta, cantora e jornalista, essa é Elisa Lucinda. Em 1994 publicou “O semelhante”, livro que virou peça de teatro. Dona de vários poemas autorais e publicações literárias, a artista é multifacetada e tem uma associação que promove saraus e estimula a declamação de poesias.
  11. Daiane dos Santos: a talentosa Daiane dos Santos foi descoberta ainda criança, com 11 anos de idade, em uma praça de Porto Alegre. A brincadeira de pular e saltar virou profissão. Referência na ginástica, Daiane conquistou duas medalhas nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg, Canadá. Em 2003 se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginástica.
  12. Conceição Evaristo: a mineira Conceição Evaristo é uma expoente da literatura contemporânea. Em 2019 foi homenageado como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti. Contista, poeta e romancista, Conceição traz em suas obras a vivência das mulheres pretas, sempre representadas por suas protagonistas.
  13. Gilberto Gil: a carreira de Gil começou na infância, mais precisamente aos 9 anos de idade, quando ganhou um violão. Em 1963 conheceu grandes nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé e Gal Costa e, juntos, criaram o Movimento Tropicalista. Gil é um dos pretos na composição dos imortais da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a 20 cadeira.
  14. Milton Gonçalves: nascido em Minas Gerais, Milton foi um dos primeiros artistas pretos da TV brasileira. Em São Paulo, construiu uma carreira sólida, aparecendo em tramas como “Sinhá Moça”. Milton também foi o primeiro brasileiro a apresentar um prêmio Emmy internacional. Na época, o ator subiu ao palco ao lado da atriz americana Susan Sarandon.
  15. Lázaro Ramos: Lázaro iniciou sua carreira como ator no Bando de Teatro Olodum. Depois de ganhar fama, Lázaro participou de filmes e novelas, além de também atuar como diretor e dirigiu “Medida Provisório”, seu primeiro filme lançado em 2022.

Leia mais notícia boa

Dia da Consciência Negra

Em 1695 Zumbi foi assassinado em uma emboscada. Desde então, a data se tornou um marco para o movimento negro brasileiro.

Por sua importância histórica, o dia 20 de novembro ficou reservado como o “Dia da Consciência Negra”.

Desde a lei sancionada em 2023 pelo presidente Lula (PT), passou a ser um feriado nacional.

A data é também um momento de reflexão sobre a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira.

Taís Araújo brilha nas telas da Globoo como uma das principais atrizes do elenco da emissora. Reprodução/Instagram Taís Araújo brilha nas telas da Globoo como uma das principais atrizes do elenco da emissora. Reprodução/Instagram Até hoje Pelé é tipo como um dos maiores jogadores de futebol do mundo. - Foto: Divulgação/FIFA Até hoje Pelé é tipo como um dos maiores jogadores de futebol do mundo. – Foto: Divulgação/FIFA Glória Maria começou a trabalhar cedo e se tornou uma grande jornalista brasileira. - Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo Glória Maria começou a trabalhar cedo e se tornou uma grande jornalista brasileira. – Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo

Populat Tag:

Revelação FM

0 comentários

Populat Tag

Social Share