Nada de iPhone. Em Tiradentes (MG), um fotógrafo argentino tem chamado a atenção por usar o velho lambe-lambe para fotografar turistas. Ele faz sucesso na cidade histórica e também nas redes sociais.
Outro fotógrafo, Ricardo Costa, que visitou Minas Gerais, topou com o artista Daniel, ficou encantado com a técnica e postou um vídeo dele nas redes. A fotografia revelada na hora, de maneira artesanal e nostálgica, está impressionando internautas da era digital.
“Aqui eu fiz a revelação do negativo, o negativo que eu fiz de vocês. E agora vou fazer a revelação no papel”, explicou o argentino, que entregou a fotografia em menos de 5 minutos para Ricardo Costa.
Fotografia tradicional
Daniel nasceu na cidade de Paraná, na Argentina. Ele vive há 8 anos em Tiradentes e conta com orgulho sobre a máquina analógica que usa no trabalho nas ruas.
“Estou usando uma câmera analógica de 28mm. Estou utilizando um filme monocromático e esse é possível revelar com o químico para papel”, disse o fotógrafo, que completou:
“Aqui tem uma lâmpada de flash, a luz volta, passa para o negativo e conecta a lente de 28mm projetando sob o papel. Agora vamos ver o processo revelado no papel, vamos entrar no quarto escuro”, contou.
Leia mais notícia boa
- Brasileiro vence concurso internacional de fotografias com iPhone
- Dá para transformar iPhone antigo em celular com IA; veja o que fazer
- Primeiro fotógrafo oficial com Down no STF conquista pelo profissionalismo
Foto revelada na hora
Cinco minutos depois, o negativo vira um papel com a imagem de Rodrigo e a família.
Para chegarmos a toda essa tecnologia de hoje, teve muita história e técnicas antigamente.
Por que lambe-lambe?
Nos comentários da publicação de Rodrigo, os seguidores queriam saber porque a técnica se chama “Lambe-Lambe”.
Foi Renato Henrique Torres Polli, outro seguidor, quem tratou de explicar:
“Os fotógrafos lambiam a chapa de vidro que usavam como negativo para saber qual lado colocar o produto para revelação. Um dos lados do vidro tinha uma textura diferente, que eles identificam com a língua.”
Os fotógrafos de lambe-lambe são ambulantes que exercem a atividade em espaços públicos.
A técnica se espalhou a partir do século XIX e teve um papel importante na democratização da fotografia.
Veja como funciona a técnica!
Em cinco minutos, o negativo vira uma fotografia grande. Isso é muito bacana! – Foto: Lugares de Minas Gerais – Ricardo Costa/YouTube
0 comentários