A Maria Fernanda Santana da Costa é o maior orgulho da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, ela foi a única da rede estadual a ser selecionada para um intercâmbio nos Estados Unidos. O embarque está marcado para o próximo dia 24. Sucesso, Maria!
A jovem, de 17 anos, é aluna do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos, em Nova Iguaçu. Selecionada para um programa no Alabama, ela vai aprender habilidades de liderança e conhecimentos na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Durante a participação em uma atividade da empresa júnior, Maria foi destaque. Ela, junto com colegas, criou e presidiu uma empresa que produz vela aromática que também servia como repelente natural.
Não acreditou
O programa vai ser realizado de 27 de outubro a 1º de novembro e o passaporte e o visto já estão garantidos.
“Eu ainda estou sem acreditar que fui escolhida para participar do programa. Foi tudo muito rápido. Num dia, estava fazendo a inscrição e entregando o passaporte.E uma semana depois, recebi uma ligação dizendo que fui aceita”, disse a garota em entrevista ao Extra.
Quando caiu na real, foi uma festa que só. “Na hora surtei, comecei a gritar nos corredores da escola e falei para as minhas amigas, que gritaram também. Foi uma festa”, contou.
Leia mais notícia boa
- Alunas salvam professor que teve parada cardíaca durante jogo de basquete
- Estudante brasileiro cria pesquisa inédita que pode revolucionar tratamento de sepse no mundo
- Óculos com IA fazem leitura de texto e facial para estudantes cegos
Etapas superadas
Para chegar a final, Maria superou diversas etapas. Primeiro teve que escrever um texto falando sobre suas práticas na escola.
E ela é fera mesmo, viu? Já atuou em projetos de robótica, construção de foguetes de garrafas pet e até mesmo na criação de um sismógrafo.
Depois, ela precisou gravar um vídeo em inglês contando um pouco de sua história e porque deveria ser escolhida.
Para ela, o programa vai fazer toda diferença em suas futuras escolhas. “Ainda não sei o que quero fazer, mas acho que essa vai ser uma experiência incrível para mim, que realmente pode me ajudar a decidir por uma profissão. Desde criança, sempre gostei de ajudar pessoas, de liderar, de criar coisas”, explicou.
Destaque em empresa júnior
Ao lado de outros 24 estudantes, Maria participou em atividades da ONG Junior Achievement (JA Rio de Janeiro).
A miniempresa Velorix produz uma vela aromática e também serve como repelente natural. E o melhor de tudo, é 100% sustentável!
Durante o curso, o grupo se dividiu em cinco diretorias; RH, finanças, produção, marketing e vendas.
As vendas foram ótimas e eles arrecadaram um lucro de mais de R$ 900. Tudo foi repartido entre todos.
“Foi fácil liderar, porque os diretores me ajudaram muito. E a nossa equipe é muito boa, não deu trabalho algum. Eles fizeram tudo para a miniempresa funcionar. São incríveis”, finalizou a jovem.
Com a ajuda de colegas Maria criou a Velorix. A empresa foi o maior sucesso! Foto: Reprodução/Extra
0 comentários