A professora de história Cíntia Beñák inovou para que seus alunos aprendam História de uma maneira mais leve: ela usa memes. As aulas ficaram mais divertidas e os estudantes passaram a assimilar o conteúdo muito mais!
Unindo o útil ao agradável, ela levou a internet para a sala e mudou a maneira como as aulas são lecionadas. Todas as imagens são selecionadas com relevância histórica e o objetivo é um só: desenvolver o senso crítico dos alunos!
Cíntia é docente da rede estadual do Rio de Janeiro e vinha tendo dificuldades com os alunos do Ensino Médio. Depois de participar de um curso sobre novos métodos de ensino, ela percebeu que os memes faziam parte da realidade da turma.
Memes na sala
Ao ensinar sobre a Era Napoleônica, por exemplo, Cíntia usou um meme do Jackie Chan com uma cara confusa.
“Eu quando descobri que Napoleão fugiu da Ilha de Elba”.
Além de usar os memes nas aulas, Cíntia também faz com que as imagens apareçam nas provas e apresentações de trabalho.
“A discussão de hoje envolveu temas muito sensíveis que precisam de grandes reflexões e os memes foram os nossos aliados nesse processo”, disse ela no Instagram.
Leia mais notícia boa
- Professora que imita sirene em escola diverte internautas: tia sinal; vídeo
- Professora faz dia do spa para alunos e ninguém falta à aula; vídeo
- Professora mostra alunos no futuro com IA e eles se emocionam; vídeo
Curso de especialização
Foi em um curso de especialização na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que ela abriu novos horizontes.
Os métodos tradicionais de ensino são importantes, mas Cíntia viu que para inovar é preciso ir além do quadro e do pincel.
E por que não as redes sociais? Algo tão próximo do mundo dos alunos? Ela apostou e deu super certo!
Dissertação virou livro
Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Cíntia fez o mestrado com a temática “Também com memes se ensina e se aprende história: uma proposta didático-histórica para o Ensino Fundamental II.
Na época, a professora escreveu sobre “o objetivo é apresentar reflexões que surgiram de experiências didáticas com a apropriação desse artefato cultural midiático em turmas do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental II”.
A pesquisa ficou tão famosa e tão elogiada que inspirou outros profissionais e se tornou livro.
Para a professora, usar abordagens não tradicionais na sala de aula faz toda a diferença, principalmente quando aproxima os estudantes de meios que eles já estão familiarizados.
Veja como é a aula ministrada pela professora que usa memes:
A professora transformou sua tese de mestrado em um livro. A pesquisa foi sobre memes e práticas na sala de aula! – Foto: @profcintiabenak/Instagram
0 comentários